quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tornados, devastações, atiradores nas escolas...: o Brasil não está isento de mais nada!




Desde que mundo é mundo que a gente escuta falar por aí sobre a maravilha que é morar no Brasil, afinal, aqui não teria atividade sísmica, tragédias naturais...e muito menos ataques terroristas, massacres ou coisas do tipo...

Bom, acho que, infelizmente, as coisas estão começando a mudar por aqui, decepcionando a todos nós e deixando em estado de alerta constante.

Sabe que, às vezes, nem acho a teoria do fim do mundo em 2012 tão absurda... Afinal, não estaria o mundo já se acabando aos pouquinhos? Paremos pra fazer uma breve reflexão.

Desastres nucleares, desastres naturais,desastres causados por pessoas...Não importa de onde venha, o que importa é que é muito desastre junto!!! E acontecendo em seqüência!

Antigamente, parecia tudo meio distante, já que tínhamos/aparentávamos ter a tal isenção que citei no primeiro parágrafo... No entanto, nossa tranqüilidade se vai a cada momento, à medida que vão acontecendo fatos terríveis também aqui...

Pra ilustrar como não estamos "perdendo" muito pras ocorrências externas, temos aí diversos acontecimentos recentes. A maioria foi causada por fenômenos da natureza. Mas isso já não era fato tão novo, afinal, todo mundo sabe que temporais e tragédias às vezes andam juntos.
O problema agora é a proporção que elas estão tomando...Temos aí como exemplo aqueles deslizamentos de Ilha Grande, a devastação de Santa Catarina, os temporais no Rio (os três em 2010), e , esse ano, aquela coisa inexplicável de Nova Friburgo: a devastação de uma cidade inteira (e bela) e de áreas de outras...
E além disso, Mini-Tornados aparecendo por aí...Ora bolas, se não me engano, há alguns anos, não se cogitava muito a ocorrência de tornados aqui, por exemplo. Sendo que, pra contrariar isso, esses fenômenos já decidiram dar as caras, sendo um dos mais recentes no Rio de Janeiro: em janeiro desse ano teve um Tornado em Nova Iguaçu, com direito a carregar coisas e até levantar gente do chão...É mole?!

Fora os terremotos...
Sim, porque quando eu era pequena, diziam que terremoto também não chegava aqui...Alguma explicação relacionada às placas tectônicas (aqueles lances que a maioria de nós aprende quando criança e depois esquece). Mas, ei, novamente erraram! Os tremores de terra também já ocorreram aqui em terras tupiniquins, tendo o último 'notório', apesar de não ter tido proporções drásticas, ocorreu em 2008, em várias cidades como Rio, São Paulo e Paraná.

Daí já percebíamos que a natureza estava um pouquinho "p. da vida" com a gente. Mas, ainda assim, restava aquela tranquilidade com relação a problemas produzidos pelo homem...

...Até agora!

Ano passado tivemos acontecimentos no Rio de Janeiro que deixaram a gente com o pânico à flor da pele: os ataques a ônibus em novembro... Confesso que não vejo grandes diferenças estruturais (leia-se estruturais) das ações terroristas dos outros países... Mesmo que a intenção fosse outra, o fato de queimarem um transporte público é um acontecimento que já beira o absurdo.



E, esse mês, pra terminar de vez com a nossa teoria da isenção, atirador na escola.

Essa 'moda' de gente que sai abrindo fogo contra os outros sem motivo assusta demais da conta. Choca muito ter chegado até aqui. Creio que foi uma incredulidade nacional. Acho que não cogitamos isso em nossos piores pesadelos... E o pior é olhar isso e saber que, diferentemente do susto que nos causam os desastres naturais, dessa vez, o problema é com o ser humano.
Fica sempre aquela dúvida: Será que algo poderia ter sido feito pra evitar isso?
Dúvida que provavelmente nunca será sanada... Mesmo que se pense: "Tal coisa poderia ter sido feita", o próprio tempo verbal já deixa claro que nesse caso não há volta, infelizmente.
Tenho um amigo que sempre se dizia aliviado de saber que isso não acontecia aqui porque,no Brasil, o tipo de pessoa que cometeria uma atrocidade dessas descarregava isso de alguma outra maneira.
Taí mais uma mudança temida.


Meu outro medo é o exemplo...A forma como a mídia(mesmo que fazendo o trabalho dela) acabou revelando detalhes que podem inspirar outras mentes doentias, as quais só precisavam de um exemplo pra pôr um plano maligno em ação.
Lá fora, só foi preciso que ocorresse Columbine, pra dar origem a uma série de eventos parecidos

Além disso, devo complementar outra coisa que não é novidade... O tal do Bullying... Bom, isso também já acontecia aqui antes ( apenas não era conhecido por esse nome moderno). Quem nunca foi zoado na escola por ter alfguma coisa diferente das outras crianças??
E não se enganem... Todo colégio tem, independente de ser público, particular, bom, ruim, barato ou caro...Pior é que não para. Sempre vai ter alguém pra praticar e outro pra sofrer. Mas, nem todo mundo que sofre esse tipo de prática leva essa trauma pro resto da vida.

Enfim, meus amigos, estando aqui no país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, as coisas pareciam longe... Mas agora estão mais perto do que nunca... E, à medida que o impossível se torna possível,a gente vai ficando cada vez mais apreensivo...
Começa a bater uns medos inimagináveis... Eu, por exemplo, estou com medo do vulcão de Nova Iguaçu voltar a ser ativo, de uma tsunami atingir nosso litoral... Coisas com as quais a gente achou que nunca precisaria se preocupar...

É tenso!!

Nenhum comentário: